Acredito que a inclusão escolar é “uma via de mão dupla”, pois traz grandes benefícios para a criança com necessidades especiais, bem como para o aluno regular.....
Penso ser de mais importância que assimilar os conteúdos do curso oferecido, o convívio social sem preconceitos provocando um entendimento sobre as diferenças existentes entre os seres humanos.
Já tive a experiência com alunos portadores de necessidades especiais (síndrome de Asperger, Síndrome de Down e outras) que acompanharam a progressão no ensino fundamental junto com a sua turma, embora tendo rendimento escolar e assimilação de conteúdos abaixo da média para aprovação. Houve uma grande evolução no comportamento dessas crianças que no inicio eram deslocadas e se afastavam do convívio com outras crianças. Durante os anos que se seguiram aprenderam e ensinaram muito trazendo um grande aprendizado para toda a turma.
João Vicente
ResponderExcluirConcordo com suas colocações relativas a importância de alunos regulares, ou ditos "normais", conviverem com alunos que possuem alguma limitação.
Acredito que a formação, principalmente, o senso de humanidade, é percebido com outros olhos e todos podem se tornar cidadãos, independente de suas potencialidades.
Um abraço
Helena